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Vender ou Morrer

Mais do que nunca os clientes estão cada vez mais exigentes quanto a qualidade dos serviços e produtos, preço versus benefício justo e respeito às suas expectativas no atendimento.

A última revista “Exame” do dia 31/11/2001, edição 752 ano 35 nº 22, publicou excelente artigo sobre o título da capa. “Porque os serviços são tão Ruins”.

Tenho afirmado e demonstrado nos cursos, palestras e artigos que a grande maioria das empresas que atuam no Brasil geram em seus clientes uma insatisfação, pois não atendem as suas necessidades plenas, poucas atendem as necessidades dentro das expectativas, gerando uma conformidade, isto é, fizeram sua obrigação, pouquíssimas encantam aos clientes superando suas expectativas.

Mais do que nunca, isto que sempre ocorreu em um mercado não competitivo e carente de serviços e produtos como o brasileiro, foi verdadeiro, e iniciada a abertura do mercado com o programa de governo Collor e o livre comércio que se dará com a implantação da Alca, será a pá de cal para as empresas que ainda assim atuam, pois para o cliente e para o mercado isto será inadmissível.

Vender é uma arte e técnica que exige muito e permanente treinamento.

Lembre-se :

“A boa venda é aquela do produto que não volta, ao cliente que volta”.

“A má venda é aquela do produto que volta,ao cliente que não volta”.

Infelizmente, muitos se aperceberão que já não tem o cliente, quando ele tiver a sua disposição uma alternativa melhor do que a oferecida pela empresa.

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

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