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Estratégias para Conquistar e Valorizar Clientes

Hoje em dia, uma das expressões mais usadas em estratégias de vendas é: "fidelizar clientes". Como se isto fosse possível nos dias atuais.

Antigamente, a fidelidade do cliente era imposta nos armazéns únicos das fazendas, única fonte de suprimentos.

Estratégias de reserva de mercados e ausência de competição também foi uma forma cruel de “fidelizar clientes”.

O cliente não tinha escolha, é como nele se botasse um cinto de castidade para garantir a fidelidade.

Fidelidade é uma via mão de única, não pode ser imposta ao outro.

Ser fiel é dedicar-se ao outro por livre escolha, consciência e ações adequadas que o conquistem e o valorizem.

A fidelidade está muito ligada ao Amor e à Ética.

O outro é a razão da nossa existência, é o nosso cliente. O Cliente é o verdadeiro patrimônio de nosso negócio, fonte de receitas e razão de ser da empresa.

O outro é o cliente, e sem ele nenhuma empresa existe.

Servir o cliente, superando suas expectativas com serviços e produtos ao seu alcance é um ato de fidelidade, ética e amor.

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Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

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