Você está em: Home > Artigos > O Brasil e a Evolução Empresarial.

Imprimir página - Versão para Impresão

Artigos

O Brasil e a Evolução Empresarial

O Brasil está se ajustando rapidamente a um novo cenário: ter sua economia inserida de forma total e irreversível no processo de globalização.

Em 100 anos, o País cresceu de 16 milhões para quase 170 milhões de habitantes, passou de uma estrutura agrária para a pré-industrial; depois para industrial de economia fechada (de 1945 a 1975 cresceu em média 7,5% ano) e hoje é participante de uma economia de serviços e produtos sofisticados.

Este enorme salto de evolução não superou, até hoje, uma realidade de todo o século passado: No Brasil, a oferta de produtos e serviços nunca atendeu à grande demanda ainda reprimida.

Este cenário não foi benéfico na formação de profissionais de venda eficazes, eficientes e flexíveis.

Os empresários brasileiros, e também as multinacionais aqui instaladas, estiveram desatentos aos investimentos em educação, na formação de profissionais, na criação de estratégias pró-ativas em marketing e vendas.

Vender era um favor que se fazia aos consumidores.

Fabricavam carroças, vendiam-se carros e cobravam-se preços de veículos. Isto, em todos os segmentos de mercado.

A cadeia produtiva de altas margens tinha um mercado cativo, um consumidor que pagava e não tinha como reclamar.

Hoje, é outro o cenário.

As empresas rapidamente aprendem que: sem visão social e ecológica; sem comprometimento com a comunidade; sem envolvimento no esforço cada vez mais necessário à produtividade, à competitividade e à eficácia nas estratégias para superar as expectativas do cliente, elas estarão colocando em risco sua existência.

A vivência e experiência em consultorias curtas, seminários e cursos com participantes de grandes, médias e pequenas empresas nos deixa numa posição confortável para concluir que uma nova revolução está em curso.

Esperar ações do Governo e gritar que o Custo Brasil é alto não é a solução, apesar disto ser verdade.

O cliente e a sociedade civil estão mais ágeis, o mercado mais evoluído, o mundo mais próximo.

Há obstáculos a serem transpostos, como violência, miséria, injustiça e impostos em cascata sim, mas eles serão paradigmas superados como foram inflação, atraso tecnológico e reserva de mercado.

As empresas criativas e ágeis estão, cada vez mais, com suas missões bem claras: transparência em suas políticas e diálogo com o mercado; parceria e terceirizações mais bem definidas; e melhor desempenho de seus talentos.

Nossa vivência em cursos, aqui na Câmara Brasil – Alemanha e nos cursos in company, como Estratégias Empresarias para superar as expectativas dos clientes e Alavancando Resultados de Vendas, nos confirma a velocidade do avanço que está acontecendo e nos permite prever, em nível macroeconômico, um novo e grande crescimento sustentado da economia brasileira.

De outra parte, a vivência em cursos como Liderança e Gerenciamento Criativo de Equipes de Vendas, as As 7 Fases da Venda e Telemarketing Profissional, nos permite constatar uma nova atitude, mais interesse e o comprometimento com o melhor desempenho e profissionalismo por parte dos talentos da empresa.

Este cliente interno, precisa ser ouvido, entendido, compreendido e envolvido no processo de melhoria permanente de serviços e produtos da empresa, e é o grande agente de mudanças da empresa na sua relação com o mercado, e o espelho de qualidade na sua ação com o cliente externo.

Este cliente interno vai se transformando de empregado em colaborador, em parceiro e já, em alguns casos, em sócio de fato do negócio e da empresa.

O chefe passa a ser um coaching, indo em direção ao líder aceito e inspirador.

Vender este Brasil de Ordem e Progresso é construí-lo com qualidade, respeito, objetividade e comprometimento.

Desfraldar a Bandeira Brasileira nas fábricas, escritórios, escolas e salas de aula é contribuir com esta jovem nação, que amadurece com orgulho.

Daqui da Câmara Brasil – Alemanha todos saem usando o pin em que as duas bandeiras são imagem de que estes paises podem estar unidos e juntos contribuírem para a construção de um mundo de ordem e progresso.


Leia o artigo de 06/08/2008 - "Só erra quem faz"

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

Copyright© 1973-2011 mcaconsult.com.br - Todos os direitos reservados.

MCA Consult - Telefones: São Paulo: +55 (11) 3881-4659 / Santa Catarina: +55 (048) 3207-8950, +55 (48) 9621-7564

Topo