Você está em: Home > Artigos > Usando O Tempo com Eficácia e Objetividade

Imprimir página - Versão para Impresão

Artigos

Usando O Tempo com Eficácia e Objetividade

Falar de tempo e de seu uso em um primeiro momento parece ser uma abstração teórica. 

O tempo é um instrumento que mede o intervalo entre dois acontecimentos em momentos diferentes.

O instrumento tempo permite racionalizar, medir e acompanhar ciclos como anos (calendário gregoriano), meses, dias, horas, minutos, luas, etc.

Em um plano não físico sabemos que não há tempo, pois tudo o que fazemos ou deixamos de fazer fica para sempre.  

Nossa memória de forma consciente ou inconsciente registra tudo como se fosse um filme. 

Para alguns, levando em consideração que nossos pensamentos emitem ondas energéticas que se movimentam dentro do universo e regidos por determinados princípios, existe a certeza de que estas ondas são captadas e ficam indelevelmente gravadas em uma memória universal.

Assim sendo podemos inferir que o momento e a eternidade são a mesma coisa. Afinal todos os atos são eternos e conseqüentes.

 Saber administrar este tempo é neste contesto um ato eterno que dirigirá nossas vidas para sempre.

Quando você não tem tempo, VÁ DEVAGAR. 

Quando você tem tempo, COMECE JÁ. 

Ao sermos chamados a ajudar alguém querido que sofreu um acidente, normalmente saímos em velocidade descontrolada, pois queremos o mais rápido chegar. 

Aí cometemos todos os tipos de imprudências e imperícias. Queremos cortar caminhos ir por atalhos. Com certeza se chegarmos não será no menor tempo e em condições de ajudar. 

Assim sendo, se pudermos conseguir nos fixar no aqui e agora e mantermos a calma saberemos primeiro para qual hospital nos dirigiremos, o melhor caminho. Ao chegarmos ao carro teremos as chaves em mãos, seremos prudentes no trânsito e chegaremos em condições de ajudar. 

Portanto, Quando você não tem tempo, VÁ DEVAGAR. 

Aquele compromisso para daqui três meses não nos aflige, é lá e então, logo podemos deixá-lo para amanhã. Assim ocorre com a entrega do imposto de renda, o licenciamento do carro, a renovação do visto do passaporte etc.

Teremos que novamente estar correndo para não perdermos prazo e ou condições necessárias de coisas que poderiam ter sido a muito resolvidas. É por isto que nossa saúde, capacitação em línguas etc. ficam para um segundo plano. Não usamos o tempo disponível para as coisas essenciais, pois as circunstanciais nos ocupam. 

Portanto, Quando você tem tempo, COMECE JÁ. 

Horace Mann nos deixou uma frase fantástica a respeito do tempo. “Perdidas ontem, em algum lugar entre o levantar e o pôr do sol, duas horas de ouro, cada uma ornada com sessenta minutos de diamantes. Não se oferece recompensa a quem as queira encontrar porque se perderam para sempre.”     

As primeiras lições podem sintetizar. 

O tempo, ou melhor, o momento, é um bem sutil e fugaz que não se armazena. 

O bom uso, no aqui e agora, e consciência trará vivências, experiências alegrias ou dores que estarão registradas e armazenadas para sempre. É o nosso processo de aprendizado. 

Aja sempre com calma e prudência, não brigue com a falta de tempo. 

Faça hoje aquilo, que você sabe precisará amanhã. 

É importante o foco no futuro. 

O futuro é agora e adaptar-se hoje às transformações rápidas do mundo é preparar-se para o 3º Milênio que se avizinha.

Quando os valores na sociedade, na comunidade, na empresa e na própria família são substituídos em uma velocidade espantosa e os conceitos de ética e de moral são mutantes pelas circunstâncias do processo de novas realidades há que se perguntar. O que fazer? 

Neste instante todos caímos em uma verdade óbvia, mas sempre temida, de que a resposta só pode ser dada para cada um de nós, for cada um de nós mesmos. 

É uma descoberta importante, é uma expansão da consciência, saber que todo o desenvolvimento é individual intramuros de nossos sonhos, conhecimentos, experiências e expectativas. O processo é pessoal. 

Percebemos que aquela intuição do fundo de nossa alma que sempre nos deu as dicas que a felicidade, que a paz, que o amor, que os recursos indispensáveis para o progresso e o sucesso de cada um está dentro de cada um é, geralmente, deixada de lado. 

Na maioria das vezes procuramos a felicidade, a paz, o amor e os recursos para o progresso e sucesso fora de nós. Imitamos, copiamos, ruborizamos, perdemos nossa originalidade e espontaneidade segundo a moda, as novidades, ou simplesmente repetindo o que todo mundo faz. 

Chega neste instante em minha lembrança a frase de meu pai “O inimigo do homem é o próprio homem e você é o seu maior inimigo”, assim como “o maior inimigo da empresa é a própria empresa”.  

Os limites são impostos por nós mesmos, por que somos frutos de nossas expectativas que às vezes nos empurra para o desenvolvimento e na maioria das vezes nos amarra ao passado. 

É bom lembrarmo-nos da frase de Antônio Maria, às vezes atribuída a Garcia Lorca  “Caminante no hay camino, lo camino se hace al andar”. 

Realmente o único caminho conhecido é o que nos trouxe aqui, o amanhã é uma trilha desconhecida que deverá ser descoberta. 

Que bom saber que amanhã é um mistério a ser desvendado, daí está o processo de evolução do homem. 

Qual a resposta à eterna pergunta: De onde vim, onde estou, para onde vou?  

A passagem bíblica diz que a plantação é facultativa, mas a colheita obrigatória. 

O futuro se faz hoje, através da visão de mundo que temos, da definição de objetivos claros e simples que possamos formular e da execução de compromissos com o que tem que ser feito hoje. A atuação há que ser com amor, qualidade e racionalidade. 

A emoção e os instintos fazem parte, mas há que serem comandado pela razão, bom senso e equilíbrio. 

A final de contas lembremo-nos do dito na música popular brasileira “Quem semeia vento colhe tempestade”. 

Falando do profissional que todos queremos ser há uma recomendação fantástica no livro recém lançado “Criando o próprio futuro” do consultor e headhunter Simon Franco: Esquecer o passado, Administrar Eficazmente o Presente, Inventar o Futuro. 

E se cada um de nós inventar um futuro de sucessos, de alegrias, de paz e amor estaremos todos sendo agentes de mudanças para um mundo realmente melhor. 

Fica então a recomendação aos vendedores de como administrar o uso de seu tempo, estrategicamente. 

Lembrando, ainda e sintetizando.

 

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativa

Copyright© 1973-2011 mcaconsult.com.br - Todos os direitos reservados.

MCA Consult - Telefones: São Paulo: +55 (11) 3881-4659 / Santa Catarina: +55 (048) 3207-8950, +55 (48) 9621-7564

Topo