Você está em: Home > Artigos > Um Bom 2007

Imprimir página - Versão para Impresão

Artigos

Um Bom 2007

Florianópolis, 09 de janeiro de 2007.

UM BOM 2007 a vocês meus amigos e amigas

Estamos, querendo ou não, cada vez mais inseridos no mundo global.

Fazemos parte de uma comunidade e mercado internacional e apesar de nosso tamanho e possibilidades continuamos com uma participação inferior a 1%.

Nossa participação é quase insignificante neste contexto.

Assim apesar de termos aumentado significativamente o valor em moeda de nossas exportações $119 bilhões em 2005 e de U$137,471 bilhões em 2006 isto não se traduziu em crescimento da economia que foi menor de 3% em 2006. Não houve valor agregado ao esforço de exportação.

O professor e especialista em mercado internacional, José Manuel Meireles, em recente artigo “Buscando Soluções ao Mercado Externo” no DCI-SP mostrou que de mais de 5 milhões de empresas formalmente constituídas no Brasil somente 17.100 participaram de atividades internacionais e 60,4 do volume das exportações são de empresas com matriz no exterior.

Somos um país voltado para dentro de nossas fronteiras, continuamos fechados e com o tamanho de Estado cada vez maior que consome 40% de nossas riquezas para alimentá-lo, sem retorno nenhum aos seus cidadãos e as empresas brasileiras.

Estamos chegando a uma realidade tão clara de que assim não chegaremos a lugar nenhum.

Esta realidade é semelhante à antiga visão da inflação, de que não haveria possibilidade de desenvolvimento, melhoria de qualidade de vida, de distribuição de renda e justiça social enquanto houvesse inflação Realidade negada por muito tempo e muitos brasileiros,

A inflação viciou e acabou com muitas empresas e muito com a dignidade do valor do trabalho e da produção com produtividade e qualidade. As classes de renda mais baixa e a classe média brasileira tem esta consciência hoje. Mas existe sempre o risco da volta deste vício, é a memória inflacionária.

Está claro a todos que a continuar no andar desta carruagem logo estaremos andando de carros produzidos na China e Índia e a indústria automobilística nacional como um todo liquidada.

Está claro que precisamos de uma nova arquitetura organizacional no país e nas empresas.

A realidade é, e sempre foi mais forte que as ilusões, assim logo teremos um novo cenário.

Assim convido a todos vocês empreendedores, empresários e dirigentes empresariais de grandes, médias e pequenas empresas que se preparem para as muitas mudanças que haverá no mundo e principalmente no Brasil.

Preparem se para transformar sua empresa independente do tamanho em empresas mundiais.

De minha parte gostaria de comunicar que continuarei a atuar dando palestras, cursos, seminários e eventos, mas volto com toda a carga em 2007 a fazer consultoria empresarial em estratégia empresarial e arquitetura organizacional.

Coloco-me a sua disposição.

Para estar “up to date” e atuar a nível também internacional estou firmando uma parceria com a CTI Corporate Transitions International e consolidando uma amizade e convivência de 4 anos com Victor Pinedo e Francisco Loschiavo.

Espero, sinceramente, que 2007 seja um bom ano para você amigo, para a sua família, para sua empresa ou negócio e para o Brasil.

Vamos trabalhar para isto.

Um grande abraço e Até Sempre

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

Copyright© 1973-2011 mcaconsult.com.br - Todos os direitos reservados.

MCA Consult - Telefones: São Paulo: +55 (11) 3881-4659 / Santa Catarina: +55 (048) 3207-8950, +55 (48) 9621-7564

Topo