Você está em: Home > Artigos > A Arte de Aprender a Aprender Bem

Imprimir página - Versão para Impresão

Artigos

A Arte de Aprender a Aprender Bem

A Informação já é comodity, a tecnologia já garante que o estudante brasileiro, em uma escola pública ou privada possa consultar 200 mil obras clássicas do pensamento humano, que estão no Projeto Gutenberg, via Internet de alta velocidade.

Poder dialogar com especialistas do mundo todo é uma realidade. Ter acesso a “sites” de todo o mundo, significa ter o mundo à sua disposição.

A revolução tecnológica já aconteceu, assim como a globalização é irreversível.

Em 1991, quando o físico nuclear inglês Tim–Bernes Lee apresentou as bases da World Wide Web (www) poucas pessoas se deram conta da revolução tecnológica que se iniciava.

Agora, uma outra revolução se inicia e suas conseqüências serão fantásticas para as relações entre as pessoas, entre as empresas e entre as nações.

Poder transformar informação em conhecimento, em novos hábitos e práticas, em nova qualidade de vida mudará as bases do relacionamento humano.

Estamos na “Era do Conhecimento”, em direção à “Era da Consciência”, e aqui, aqueles que estiverem preparados e dispostos a aprender, mudar e evoluir sairão na frente.

Há riscos de um novo colonialismo?

Aqueles que detêm os meios eletrônicos e as bases do conhecimento podem transformar isto no melhor negócio do mundo e transformar a Educação em moeda de troca?

Sim,entretanto, junto com os riscos que já são reais, existe a possibilidade de nós brasileiros fazermos a nossa revolução de educação e de conteúdo.

O Ministério da Educação, a Secretária de Educação do Governo do Estado de São Paulo, Universidades e Entidades Privadas não estão alheias a esta realidade e há ações concretas, que mostram a consciência do momento.

A tendência é que os cursos livres, que atendam aos profissionais nas empresas, que necessitam se atualizar, venha ser o grande “boom” inicial deste novo negócio, Educação via Internet.

Aprender a aprender será a grande transformação pedagógica, andragógica e metodológica.

Estar aberto ao novo e esquecer os velhos conceitos, paradigmas e hábitos é o grande desafio pessoal de cada um de nós.

A revolução da internet já está em andamento. A conectividade não é entre máquinas, sistemas ou banco de dados. A conectividade transformadora é entre pessoas.

Afinal de contas Internet não é uma rede de computadores (meio) e sim uma rede de pessoas (fim).

Você já aprendeu como vender pela internet, suas soluções, serviços e produtos?

Um abraço e espero encontra-lo em breve.

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

Copyright© 1973-2011 mcaconsult.com.br - Todos os direitos reservados.

MCA Consult - Telefones: São Paulo: +55 (11) 3881-4659 / Santa Catarina: +55 (048) 3207-8950, +55 (48) 9621-7564

Topo