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Comunicação Eficaz

A arte da comunicação está em ser pró-ativo, de dizer o que deve ser dito na hora que deve ser dita e com as palavras e gestos adequados à compreensão do interlocutor.

A linguagem há que ser clara e as palavras utilizadas estarem a nível de compreensão daquele a quem nos dirigimos.

Agir assim significa que a priori compreendemos, estamos atentos e ouvimos e observamos às expectativas do receptor, a quem estamos enviando a mensagem.

A forma de falar, o tom e a modulação de voz, os movimentos do corpo são componentes importantes a serem trabalhados.

Conhecer os obstáculos, as resistências e objeções naturais das pessoas a qualquer tipo de informação são fundamentais, para que se possa ao entendê-las e compreendê-las, conseguir contorná-las e criar argumentos positivos e pró-ativos que concretizem a comunicação.

A eficácia da comunicação está em se o receptor captar a informação de forma distorcida, aceitá-la e interagir com este novo dado pró-ativamente.

A comunicação eficaz é o primeiro passo para o mais importante ato da natureza humana o diálogo.

Existem três grandes barreiras que distorcem a comunicação e que geram resistências, incompreensão e repulsa as novas informações:

  • Nível de percepção das pessoas
  • Expectativas momentâneas.
  • Grau de envolvimento ao assunto.

Surge aí, de forma clara, a necessidade de se saber comunicar para transmitir informações, conhecimento e conceitos, através do diálogo, ou seja, interação com o interlocutor.

A COMUNICAÇÃO É A BASE DO RELACIONAMENTO HUMANO.

Podemos, portanto, dizer:

 

COMUNICAÇÃO É PERCEPÇÃO

A comunicação só se inicia quando o outro começa a perceber.

A percepção é fruto da história de cada um, de suas vivências e experiências, de seu aprendizado.

Cada pessoa percebe o que quer perceber, ouve o que quer ouvir, sente o que quer sentir, em função de seu angulo de visão e pontos de vistas..

Duas pessoas assistem ao mesmo filme, uma adora a outra detesta. Por quê?

As percepções são diferentes de pessoa a pessoa.

A percepção é a verdade de cada um.

 

COMUNICÃO É EXPECTATIVA

Vivemos em um processo de mudanças constantes, portanto, nossas expectativas mudam rapidamente e a cada instante..

Ao passar por uma avenida, indo para uma festa na casa do melhor amigo, a acharei bonita, pois percebo os passarinhos cantando, vejo os raios de luz infiltrando-se nas árvores, o meu estado de espírito é de alegria e demonstra minha expectativa de me divertir.

No dia seguinte, ao passar pelo mesmo lugar, mas agora indo para o velório deste amigo, o acharei feia e fria, a minha expectativa é de tristeza e reflexão, meu estado de espírito é de condolência.

 

COMUNICAÇÃO É ENVOLVIMENTO

As pessoas só quando estão envolvidas e interessadas são receptivas as informações.

Quando alguém dá o que tem de melhor e o faz com amor e entusiasmo (estar com Deus dentro de si – do grego), passa credibilidade, confiança e envolvimento.

Seguem as dicas de como superar as barreiras da comunicação.

Portanto, vão aqui as 4 dicas e recomendações.

Use uma linguagem simples.

A percepção por parte de seu interlocutor será mais clara, objetiva e compreensível. É a linguagem dele. Na comunicação entre dois médicos a linguagem médica é a mais simples.

Verifique o que o outro entendeu.

Faça perguntas, verifique o que o outro entendeu para certificar-se se a mensagem chegou como você gostaria que chegasse ou houve o entendimento que quis passar. Feedback é fundamental e estabelece diálogo.

Coloque-se no lugar do outro, use sua empatia.

É fundamental estar na pele do outro para estar o mais perto do sentir do outro.

Crie o Envolvimento.

Só há envolvimento se através do nosso entusiasmo e brilho nos olhos transmitimos confiança e credibilidade.

Tenham todos bons diálogos e nunca transformem seus pontos de vistas em verdade ou dogma.

Um abraço e até sempre.

Leia o artigo de 06/08/2008 - "Só erra quem faz"

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

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