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Criatividade e Inovação para engenheiros, gestores na área comercial e de marketing

Boa parte de minha vida profissional tem sido na convivência com engenheiros de todas as especialidades, que normalmente ascedem às atividades gerenciais pela área da tecnologia dos produtos e serviços.

Cartesianos, exatos formulam sua gestão, sua liderança, suas negociações de forma em que o lado esquerdo do cérebro seja dominante, a racionalidade e a exatidão matemática dão a tônica.

Afinal a segurança é uma situação circunstancial, pois todos estamos seguros quando fazemos algo que conhecemos bem ou estamos habituados, e todos somos inseguros em situações novas ou a que não estamos habituados.

Aí o engenheiro percebe que a liderança de pessoas, a gestão de equipes e processos e as negociações com clientes internos e externos são áreas inexatas e as situações nunca se repetem. Surgem as primeiras dificuldades e o novo aprendizado no ensaio e erro.

Nós decidimos pelas nossas expectativas, ou seja, pelo o que esperamos, sonhamos, desejamos e não pelas necessidades reais e lógicas.

Assim também são nossos clientes internos e externos.

A comunicação começa a ser o grande problema de relacionamento pessoal e profissional, a compreensão do outro uma dificuldade quase instransponível, quase sem lógica nenhuma na nossa formação de ver racional.

A empresa de hoje vive uma situação bíblica, se vivencia a Torre de Babel, todos falam, todos sabem o que desejam, ninguém se entende, ninguém escuta ninguém. Criam se feudos, áreas herméticas.

Nossa vivencia nas áreas de marketing e vendas com muitos engenheiros e montagens de planos de carreiras para muitas empresas nos leva a ter a certeza da importância do desenvolvimento de nosso lado direito do cérebro, nossa intuição.

Hoje na Economia Globalizada e de Mercado, o cliente não está mais comprando produtos e serviços e sim soluções. Ele deseja, dentro de sua qualidade percebida a resolução de seus problemas. Quer ter, nos produtos que ele fabrica, qualidade e produtividade, ele quer ter um “turn key”, ou seja, que você entregue o seu equipamento instalado e funcionando, a equipe dele treinada por você e te exige a garantia de não quebra. Quer o seguro do lucro cessante por qualquer defeito.

O cliente está de olho no “core business” dele e não quer mais entender de produtos e serviços que você faz.

Em função desta realidade montamos um programa especial de desenvolvimento profissional para engenheiros, técnicos, profissionais racionais, lógicos e exigentes no seu relacionamento para com o outro.

Afinal de contas o lado da intuição, da criatividade e da inteligência emocional pode e deve ser desenvolvido de forma metódica com treinamento adequado.

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

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