Você está em: Home > Artigos > Estratégia que Garante Sustentabilidade e Perenidade Empresarial

Imprimir página - Versão para Impresão

Artigos

Estratégia que GaranteSustentabilidade
e Perenidade Empresarial

Florianópolis, 24 de abril de 2007.

Viver estratégia empresarial e ter foco no negócio sem perder sustentabilidade e perenidade. É o grande desafio da era das mudanças permanentes e em tempo real.
Convido-a (o) à reflexão.

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é um conceito sistêmico relacionado à continuidade e evolução dos aspectos econômicos, sociais, culturais, geográficos e ambientais da sociedade humana.

O que é perenidade?

Perenidade é algo que fica e permanece vivo tal como idéias, exemplos, símbolos, cultura, atos. É o lado conseqüente e espiritual da atitude humana tanto pessoal ou empresarial para o bem ou para o mal.

Na estratégia empresarial estes valores e conceitos têm significado quando vivenciados nas ações e práticas que visam atender as expectativas dos clientes e resultarem em rentabilidade ou retorno do capital.

Em futuro que já chegou sabemos que está claro na consciência do consumidor não aceitar as empresas que não vivenciem no dia a dia estes valores. É uma questão de sobrevivência e de evolução da sociedade que muda e se atualiza através do conhecimento que é dinâmico.

Respeito ao meio ambiente, à comunidade, às pessoas que atuam nas organizações já é condição sine qua non de sobrevivência.

A empresa que incorpora à sua visão e missão atuar para melhorar o mundo e desenvolver soluções, serviços e produtos que atendam as necessidades e expectativas dos clientes ao criar valores agregados e que estejam sendo produzidos em um ambiente de trabalho que respeite talentos, meio ambiente e comunidade fará a grande diferença neste século XXI.

O viver estratégico deve ser monitorado nos atos e ações de hoje, ou seja, no dia a dia.

A estratégia de que os fins justificam os meios é suicida no mundo da informação, do conhecimento, da consciência em tempo real. A internet é a janela da transparência.

Tudo o que fazemos tem conseqüências e a perenidade de nossas atitudes e ações se refletirão nos acontecimentos futuros.

Por isto o futuro se faz hoje.

A cada dia devemos viver eternamente e plenamente.

Se você conseguir atuar com consciência, discernimento, pleno arbítreo estará atuando para um mundo melhor e com certeza garantindo além da rentabilidade justa a sustentabilidade e perenidade do seu negócio.

Com sua estratégia pessoal e profissional você contribui para a evolução da sua empresa ou da empresa em que atua (ela também é sua), da comunidade em que vive (ela também é sua) e terá a percepção e consciência de que o universo (ele também é seu) estará conspirando a favor.

Achar que vivemos em um país (ele também é seu) da impunidade e sem perspectivas futuras com tudo o que assistimos e achar que não temos nada a fazer é ser cúmplice a tudo aquilo que combatemos da boca para fora.

Qual a estratégia da empresa em que atuo?

Tenho consciência plena das conseqüências de meus atos e atitudes?

É possível viver estrategicamente e de forma plena?

Afinal tudo é passageiro menos o que fica para sempre.

Tenha uma estratégia de evolução clara e a realize a cada momento.

Um abraço e Até Sempre.

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

Copyright© 1973-2011 mcaconsult.com.br - Todos os direitos reservados.

MCA Consult - Telefones: São Paulo: +55 (11) 3881-4659 / Santa Catarina: +55 (048) 3207-8950, +55 (48) 9621-7564

Topo