Você está em: Home > Artigos > Onde está o Futuro?

Imprimir página - Versão para Impresão

Artigos

Onde está o Futuro?

O futuro é agora, e adaptar-se hoje às transformações rápidas do mundo é preparar-se para o incrível e desafiante terceiro Milênio. Flexibilidade, criatividade, originalidade e estar preparado são estratégias que diferenciam hoje pessoas e empresas.

Quando os valores na sociedade, na comunidade, na empresa e na própria família são substituídos em uma velocidade espantosa e os conceitos de ética e de moral são mutantes pelas circunstâncias do processo de novas realidades há que se perguntar. O que fazer?

Neste instante, todos tomam consciência de uma verdade óbvia, mas sempre temida, de que a resposta só pode ser dada para cada um de nós, por cada um de nós.

É uma descoberta importante, é uma expansão da consciência, saber que todo o desenvolvimento é individual, e está ligado aos nossos sonhos, conhecimento, experiências e expectativas. O processo é pessoal, e quando decidimos adequadamente, o universo trabalha a favor.

Percebemos que aquela intuição do fundo de nossa alma, que geralmente deixamos de lado, sempre nos deu as dicas que a felicidade, a paz, o amor, os recursos indispensáveis para o progresso e o sucesso de cada um está dentro de cada um.

Na maioria das vezes procuramos a felicidade, a paz, o amor e os recursos para o progresso e sucesso fora de nós. Ao imitar, copiar, robotizar perdemos nossa originalidade e espontaneidade, ao seguir a moda, as novidades, ou simplesmente repetir o que os outros fazem nos perdemos no tempo e espaço.

Lembro-me a frase de meu pai “O inimigo do homem é o próprio homem e você, Geraldo, é o seu maior inimigo”, assim como podemos concluir que “o maior inimigo da empresa é a própria empresa”.

Os limites são impostos por nós mesmos, pelas nossas expectativas inadequadas que às vezes nos empurram para o desenvolvimento exterior e na maioria das vezes nos amarram ao passado.

É bom lembrar a frase de Antônio Maria, às vezes atribuída a Garcia Lorca “Caminante no hay camino, lo camino se hace al andar”.

Realmente o único caminho conhecido é o que nos trouxe até aqui, o amanhã é uma trilha desconhecida que deverá ser descoberta.

Que bom saber que amanhã é um mistério a ser desvendado, daí está o processo de evolução do homem.

Qual a resposta da eterna pergunta: De onde vim, onde estou, para onde vou?

A passagem bíblica diz que a plantação é facultativa, mas a colheita obrigatória.

O futuro se faz hoje, através da visão de mundo que temos, da definição de objetivos claros e simples que possamos formular e da execução de compromissos consigo mesmo com o que tem que ser feito hoje. A ação há que ser com amor, qualidade, racionalidade e consciência. Isto nos leva a maturidade pessoal e profissional.

A final de contas é bom lembrar o dito da música popular brasileira “Quem semeia vento colhe tempestade”.

E se cada um de nós inventar um futuro de sucesso, de alegria, de paz e amor, estaremos todos sendo agentes de mudanças para um mundo realmente melhor.

No contexto profissional precisamos conhecer a empresa em que atuamos. Somos também agentes de mudanças e precisamos estar alinhados a estratégia empresarial, pois a integração das pessoas as empresas é muito facilitada quando a missão da empresa é clara e objetiva, os valores vivenciados nas atitudes de todos e as regras do dia a dia transparente.

Igor Ansoff, conhecido como o pai da gestão estratégica, criou um modelo de planejamento estratégico – matriz de Ansoff – a partir da frase “Onde você está e aonde você que chegar”.
Isto vale para a empresa, isto vale para cada um de nós.

Assim as empresas têm que ter estratégias que levem a flexibilidade, criatividade, originalidade e estarem preparadas para superar as expectativas de seus clientes, alcançando perenidade e sustentabilidade nos negócios.

 

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

Copyright© 1973-2011 mcaconsult.com.br - Todos os direitos reservados.

MCA Consult - Telefones: São Paulo: +55 (11) 3881-4659 / Santa Catarina: +55 (048) 3207-8950, +55 (48) 9621-7564

Topo