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"Ouça" e "As 7 Fases da Venda"

Esta que é a segunda fase da venda e o grande obstáculo para todos nós brasileiros.

Ouvir não é a característica de um povo que em sua liberdade exuberante se torna individualista e por que não dizer egoísta.

Nós brasileiros em um simples olhar fazemos o raio X da situação ou da pessoa e já sabemos o que o outro quer.

Esta atitude de fazer e depois ler o manual (caso a solução não venha na prática) nos torna improvisadores e por que não dizer os reis da gambiarra.

Mas a causa desta atitude está mais fundo em cada um de nós.

De alguma forma não estamos à disposição do outro, nossa atitude não é a de estar à disposição, a de servir.

Nós escolhemos pelo outro aquilo que achamos ser o melhor para ele.

Somos por isto mesmo paternalista.

Gostamos de dar o peixe e consideramos que somos bons, quando em verdade estamos desrespeitando o outro, a sua condição de escolha, a sua falta de informação ou de opção.

O indiano ao cumprimentar diz “Namastê” “o Deus que está dentro de mim cumprimenta o Deus que está dentro de você” e a atitude é de atenção, alerta e a disposição.

Ouvir é deixar o outro a vontade, é estar à disposição do outro.

Desenho: Ouvir

Enquanto não deixamos o outro a vontade e o deixamos manifestar as suas necessidades, expectativas e disposição de gastos não temos como saber como atendê-lo. Perguntas do interesse do cliente podem ser vitais para o atendimento

Esta é a fase mais difícil para nós brasileiros e tenho tido nos cursos/treinamento este feedback. Fato que é constatado nas situações observadas e nas reflexões feitas após o atendimento.
O dia que nós brasileiros conseguirmos pela capacitação estar atentos e à disposição dos outros teremos um diferencial competitivo no Atendimento ao Cliente.

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

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