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Processo de Desenvolvimento
Organizacional Visão Holonistica

É óbvio que o desenvolvimento organizacional é um processo evolutivo e permanente e ele ocorre em um equilíbrio dinâmico que cada dia se manifesta de forma diferente.

Este processo ocorre simultaneamente no holon mercado, no holon empresa e no holon pessoal.

Lembremo-nos o significado de holon, dado por Koestler em sua teoria dos Holons no seu livro “O Fantasma da Máquina”.

Holo radical grego que significa: todo, inteiro, unidade.

On sufixo que significa: parte de.

Assim podemos concluir que tudo é ao mesmo tempo um todo e parte de um todo maior.

O processo de desenvolvimento das pessoas influi no processo de desenvolvimento da empresa, mas cada pessoa recebe também da empresa a influencia de sua cultura, missão, valores e procedimentos, estas influencias recíprocas estabelecem um equilíbrio dinâmico e vivo que geram um aculturamento permanente.

A cultura, hábitos e procedimentos das organizações, é uma manifestação viva, evolutiva e vivenciada pelas pessoas que leva à um amadurecimento ou a uma degeneração.

Nossa experiência e vivencia nos permite afirmar que as empresas que obtiveram sucesso no seu desenvolvimento são aquelas que souberam “vender” sua missão, cultura, valores e procedimentos aos seus colaboradores e estes ao aceitarem e comprarem vivem esta empresa de forma consciente e profissional, encontrando assim a liberdade de manifestar seus talentos, aptidões e capacitações no processo de um novo equilíbrio de melhoria permanente e contínua da cultura da empresa.

Nestas empresas as hierarquias são fluidas, os processos kaisens, as lideranças aceitas e há o empowerment.

Ao contrário as empresas que impõem sua maneira de ser criam resistências de seus possíveis colaboradores, pois estão desrespeitando seus valores, cultura e também forma própria de ser.

Aqui há hierarquia do cargo, manda quem pode e obedece quem tem juízo, a figura do chefe que decide e não há a delegação de poderes. Se forma seguidores e não novos lideres.

Assim na mesma proporção ocorre o ajuste entre as empresas e o mercado.

Quando a empresa conhece e aceita o mercado, entende suas expectativas, convive com seus clientes e tem consciência que o sucesso de seu cliente é seu sucesso, ela desenvolve novas soluções e coloca-se como parceira superando suas expectativas e ajudando na evolução dos mercados de seus clientes.

O sucesso do cliente é seu sucesso.

Monitorar o processo de desenvolvimento organizacional para medir, controlar, gerenciar e melhorar exige uma capacitação dos novos lideres da empresa em conhecer a dinâmica viva de interação entre pessoas e empresa, empresas e mercado atuando no aqui e agora do equilíbrio mutante e com visão de futuro clara para administrar tendências.

A empresa voltada à sua tecnologia, procedimentos, produtos e serviços que não leva em consideração o estágio da cultura, dos hábitos e procedimentos, das dificuldades e não acompanha as mudanças de exigências do mercado se isola gradativamente, mesmo quando é líder e tem maior participação de mercado gerando uma tendência de degeneração de sua evolução. Gigantes caem e desaparecem quase que por encanto.

Li recentemente dois livros fantásticos que ajudam em muito navegar de forma mais consciente e profissional neste mundo mutante e competitivo da economia brasileira: Tsunami. Construindo organizações capazes de prosperar em maremotos do consultor Victor Pinedo e o Espelho Enterrado. Reflexões sobre a Espanha e o Novo Mundo de Carlos Fuentes.

Nossos cursos abertos e "in company", que já tiveram a participação e comprometimento de gerentes, diretores e técnicos de mais de 100 empresas, tem sido um laboratório vivenciado de troca de opiniões e aprendizados que ajudam na compreensão e forma de um ajustamento as novas realidades.

Leia o artigo de 06/08/2008 - "Só erra quem faz "

Até Sempre

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

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