Você está em: Home > Artigos > Ação e Visão Estratégica

Imprimir página - Versão para Impresão

Artigos

Ação e Visão Estratégica

Florianópolis, 26 de maio de 2008.

O mundo globalizado, dinâmico e mutante exige cada vez mais de nós pessoas e empresas tolerância e capacitação em entender e compreender, flexibilização no agir e tomar decisões e capacitação para mudanças de atitudes e comportamento.

Será que está cada vez mais difícil ou estamos resistindo graças aos nossos velhos hábitos e costumes?

Estamos sabendo para onde a bola vai?

Estamos percebendo que não nos querem mais como somos e estamos insistindo em ser? Teimosia ou incapacidade de viver o novo?

Quem sabe os tópicos abaixo para reflexões poderão vir a ser úteis?

1 – O sentir estratégico tem que ser apurado, aprimorado através de uma capacitação de aceitar o novo e inusitado e rapidamente responder de forma adequada as novas realidades dinâmicas (necessidades e expectativas mutantes dos outros).

2 – O pensar estratégico, sede dos valores, hábitos, procedimentos revitaliza nossas origens, cultura, crenças ao mesmo tempo em que provoca resistências e resiliências.

Entender a resistência interna (pessoal ou da organização) e estimular resiliência (capacidade de se ajustar) ajuda na transformação de problemas em novas soluções dando sustentação e base para o nosso querer.

3 – O querer estratégico nos levará para onde queremos ir, é o uso do livre-arbítrio, desde que respeitemos a ordem natural das coisas (pessoas, meio ambiente, realidade social, etc.) e para isto temos que ter criatividade, originalidade, estar à disposição e estar preparado.

Assim devemos seguir a estratégia do Pelé – “ir para onde a bola vai” – e para isto precisamos de criatividade (conhecimento e informações adequadas no momento correto), de originalidade (ser você mesmo e dar soluções próprias e personalizadas para cada pessoa ou empresa), de estar à disposição (saber ouvir, conhecer as necessidades e expectativas dos outros e servir), e de estar preparado (estar pronto e capacitado para dar a melhor solução do momento surpreendendo o cliente e as circunstâncias).

Lembrem-se, cada um de nós é sempre um agente de mudanças.

Vejam a nova empresa Vale que tem como ação estratégica investir em talentos, conhecimento, tecnologia, qualidade de vida dos seus milhares de funcionários, mas tem como visão estratégica se tornar a melhor e maior mineradora do mundo.

Boas e muitas mudanças, meus amigos, é o meu desejo.

Releiam os dois últimos artigos "O pensar, querer e sentir estratégico das empresas" e "Empreendedores versus Empresários".

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

Copyright© 1973-2011 mcaconsult.com.br - Todos os direitos reservados.

MCA Consult - Telefones: São Paulo: +55 (11) 3881-4659 / Santa Catarina: +55 (048) 3207-8950, +55 (48) 9621-7564

Topo