Você está em: Home > Artigos > O pensar, querer e sentir estratégico das empresas

Imprimir página - Versão para Impresão

Artigos

O pensar, querer e sentir
estratégico das empresas

Quando falamos de desenvolvimento organizacional, estamos falando de três processos simultâneos, interativos e sincrônicos:

  1. Os processos estratégicos de desenvolvimento das organizações;
  2. Os processos estratégicos de desenvolvimento das pessoas;
  3. Os processos estratégicos e logísticos de desenvolvimento dos produtos, serviços e soluções.

1 – Os processos estratégicos de desenvolvimento das organizações como uma empresa ou especialidade profissional se refletem na missão, nos objetivos do negócio, no segmento de mercado e no desenvolvimento estrutural identificado pelo conhecimento de sua história e crises administrativas.

Estes processos permitem transformar matérias primas em produtos, serviços ou soluções ao mercado.

Estas matérias primas podem ser físicas (metal, peças, etc.), ou sutis (informações, know-how, etc.) que permitem fabricar bens (hardware, apartamentos, carros, TVs) ou serviços e soluções (projetos, conhecimentos, software, capacitações, orientações médicas, etc.).

É o lado cognitivo e da consciência da empresa, ou seja, seus equipamentos, suas ferramentas, suas instalações, seus processos produtivos e sua história administrativa. É o lado do PENSAR EMPRESARIAL que dá condições necessárias e de qualidade ao FAZER. Os valores e princípios do fundador se materializam com os processos.

 

2 – Os processos estratégicos de desenvolvimento das pessoas refletem o conhecimento, o aprendizado e a capacitação de seus talentos nas empresas que evoluem e se capacitam pelo conhecimento aplicado, pelas atitudes e ações que são das pessoas e sem elas as empresas não existem.

Como o desenvolvimento e capacitação das pessoas são individuais e gradual há que existir excelência, no recrutamento, na admissão, na descrição e delegação de tarefas, de autonomias e principalmente no plano de treinamento e carreira. Há que ter a presença do mestre, ou seja, o treinamento é uma atividade indelegável do líder que prepara sua equipe ou equipes. O chefe que manda já está com os dias contados.

É o lado vivo e atitudinal da empresa, ou seja, seus talentos e seus parceiros. É o lado do QUERER EMPRESARIAL que estimula, motiva e energiza o FAZER. A manifestação das pessoas que aqui exercitam a vontade e buscam resultados empresariais mensuráveis garante o processo evolutivo das empresas.

 

3 – Os processos estratégicos e logísticos de desenvolvimento dos produtos, serviços e soluções, são as razões de ser da empresa que é oferecer ao mercado, ao cliente, produtos, serviços e soluções que atendam suas expectativas e necessidades e sejam percebidas pelo cliente que estejam dispostos a pagar algo por isto. Entender que o maior patrimônio da empresa são seus clientes, pois deles vem a receita e sem eles ativo fixo, tecnologia e talentos geram apenas despesas.

Os processos estratégicos e logísticos de desenvolvimento dos negócios são intuitivos e dependem da capacidade de percepção das necessidades e expectativas e da capacidade de criar e desenvolver idéias, imagens, serviços, produtos ou soluções que venham atender estas curiosidades, necessidades e expectativas.

A vida das organizações depende da sua capacitação de se ajustar e se adaptar ao meio ambiente, ou seja, ao cliente e mercado que estão cada vez mais exigentes competitivos e dinâmicos. Vivemos um mundo de mudanças. As boas estratégias e as logísticas adequadas aliadas à forma de prospectar, entender, criar e se comunicar com o mercado dão as bases para perenidade e sustentabilidade empresarial.

É o lado intuitivo, inspirativo, perceptivo da empresa, ou seja, é o lado vocacional ou comercial do SENTIR EMPRESARIAL que estimula e intui o FAZER com visão de foco no futuro.

Estes são processos que garantem a perenidade e sustentabilidade das empresas que dependem da sincronização, harmonia e evolução dos processos de desenvolvimento vitais do pensar, do querer e do sentir empresarial.

Cuide com o mesmo cuidado e atenção a organização, as pessoas e seus produtos, serviços e soluções.

Disponham de nossas ferramentas, vivências e experiência para isto.

Sem o sentir estratégico empresarial não há condições de se iniciar uma empresa.

Sem o pensar empresarial não há condições de se criar e consolidar as bases e condições de vida da empresa.

Sem o querer empresarial não há condições de evoluir, transformar e crescer da empresa em busca da perenidade e da sustentabilidade.

Concluindo, dos sonhos criamos realidades e das realidades criamos espiritualidade, harmonia e evolução.

Um grande abraço e até sempre.

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

Copyright© 1973-2011 mcaconsult.com.br - Todos os direitos reservados.

MCA Consult - Telefones: São Paulo: +55 (11) 3881-4659 / Santa Catarina: +55 (048) 3207-8950, +55 (48) 9621-7564

Topo