Você está em: Home > Artigos > Telepresença e web substituem viagem profissional

Imprimir página - Versão para Impresão

Artigos

Telepresença e web substituem viagem profissional

Florianópolis, 03 de novembro de 2009.

Foto: Ethevaldo SiqueiraNo dia 25 de outubro no jornal O Estado de São Paulo, o jornalista Ethevaldo Siqueira, com sua visão de futuro e conhecimento aprofundado da tecnologia da informação, foi taxativo “Telepresença substitui viagem profissional”.

É de nossa natureza resistir ao novo, ao inusitado, a aquilo que não está em nossos hábitos.

“Nenhuma tecnologia supera em qualidade o encontro pessoal, presencial, face a face, em entrevistas ou reuniões” afirma o autor, “mas, quando se trata de conectar profissionais distantes em cidades, paises ou até continentes diferentes, em encontro virtual por meio de um sistema tão avançado quanto o da Telepresença, as vantagens da tecnologia superam largamente o distanciamento físico”.

Foto: ConferenciaEstar “tetê-a-tête,” pela webcam com profissionais, executivos, gerentes, vendedores, clientes, fornecedores já está se tornando um habito para algumas organizações que vivem esta realidade.

A comunicação e reuniões em tempo real pelo Skype já é corriqueira, 25 milhões de pessoas conectadas quando entramos no sistema, já é um número normal.

Conversei, outro dia, com um excelente e experimentado consultor da área de turismo e para ele é claro que as empresas aéreas, hotéis, empresa de translados e ligadas a eventos precisam estar se reinventando, pois a Telepresença e a reunião virtual pela web é seu grande concorrente.

Até suporte, assistência técnica e treinamento com qualidade, são possíveis de serem realizados a distância.

Há 40 anos viajo pelo Brasil dando cursos, sempre interagindo e me integrando naquele momento eterno e para sempre aos participantes.

Foto: Curso Comunicação e Liderança Eficaz

Sempre procurei ser um catalisador das vivências e experiências dos participantes. Em meu ponto de vista, o que fica do curso, além das ferramentas, é a troca dos pontos de vista, novos conhecimentos e dicas além de fichas que caem em cada participante.

O conteúdo programático ou o conhecimento que se passa é possível ser encontrado nos livros e publicações técnicas.

Estamos no auge da Era da Informação, com as ferramentas de buscas como, UOL, Google, tudo é acessível e a todos. Informação é commodity

Aquele velho adágio que “o segredo é a alma do negócio” já morreu e há muito. Não há mais segredos no mundo livre da internet, segredo, também é commodity, estamos, entretanto, começando uma nova era, a Era da Consciência.

Foto: Curso Negociação em ComprasA Era da Consciência exige presença, atitude, interatividade, competitividade, colaboração, troca de vivências e experiências, troca de olhares.

Assim a metodologia para novos cursos, lançamentos de produtos, workshops, road shows está vivendo novos momentos, novas formas, tanto presencialmente como a distância pela web.

Quero convidá-los a conhecer a plataforma Presence da MicroPower e os cursos a distância da Idale, empresas das quais faço parte como conteudista, parceiro e representante.

Leiam os artigos:

Aprendizado e reuniões pela web. O revolucionário caminho do desenvolvimento de talentos

Estar em dois, três, quatro... Lugares ao mesmo tempo

"Nasce um novo negociador"

Fim da empresa

Aprendizado compartilhado

Eles complementam esta leitura. Dêem aqui no blog suas opiniões, sugestões e criticas.

Exponham suas duvidas e desconfianças afinal, tudo é novo e aprenderemos juntos.

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

Copyright© 1973-2011 mcaconsult.com.br - Todos os direitos reservados.

MCA Consult - Telefones: São Paulo: +55 (11) 3881-4659 / Santa Catarina: +55 (048) 3207-8950, +55 (48) 9621-7564

Topo