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A gestão compartilhada

Florianópolis, 16 de março de 2010.

O trabalho de equipe se destaca pelos resultados, e na operação os participantes são flexíveis, criativos, objetivos atuando cada qual no seu papel.

Foto do Curso: Comunicação e Liderança Eficaz, realizado de 9 a 12 de março de 2010.Percebe-se que líder é aquele que está com a bola, ou seja, com o cliente.

Todos passam então a ser solidários e atuam apoiando o líder do momento.

Lembrem-se de que em uma equipe participativa e integrada todos são lideres, basta prestar atenção quem é o lider da vez.

É claro que durante o jogo ou no desempenho nas atividades organizacionais e comerciais percebe-se que por trás tem alguém que preparou e treinou a equipe. O técnico, o gerente, o supervisor. Com certeza atuou como coacher

Foto: Dourival JuniorEste alguém que soube ensinar corretamente as tarefas e passar a autonomia de forma vivenciada e comprometida soube através de seu entusiasmo passar segurança e conseguir do grupo comprometimento.

É claro que a boa equipe erra e muitas vezes não alcança resultados, perde o jogo.

Faz parte do processo de aprendizado durante o treinamento identificar se faltou foco, concentração , ritmo ou se relaxou no momento inadequado por excesso de confiança.

A zona de conforto é um perigo para qualquer empresa, time ou equipe.

Quando as coisas se tornam mais fáceis, o normal é descontrair, relaxar. Aí mora o perigo.

Foto do Curso: Comunicação e Liderança Eficaz, realizado de 9 a 12 de março de 2010.    Foto do Curso: Comunicação e Liderança Eficaz, realizado de 9 a 12 de março de 2010.

O que diferencia um profissional de um amador é o treinamento. Profissional é aquele que está sempre treinando.

Há o treinamento do conjunto, coletivo. As técnicas são muitas. Nas empresas os role playings, os trabalhos de grupo com a técnica Philips 66 ou dinâmicas lúdicas.

Há os treinamentos individuais. Fazendo uma comparação com o futebol como bater faltas ou treinar defesas para apurar características ou superar falha como a de chutar com um pé apenas. Avaliar seu desempenho transformando 3 atendimentos realizados por dia com o cartão das 7 Fases da Venda ou se preparando para uma reunião foram pontos fortes do treinamento.

Foto do Curso: Comunicação e Liderança Eficaz, realizado de 9 a 12 de março de 2010.    Foto do Curso: Comunicação e Liderança Eficaz, realizado de 9 a 12 de março de 2010.

 

O profissional consciente, através do treinamento, se supera e se completa para atuar no grupo, na equipe.

Na semana passada com 24 profissionais de sete diferentes organizações atuamos por 16 horas em equipe e criamos um só time, no curso Comunicação e Liderança Eficaz realizado na AEMFLO/CDL em São José - SC.

Trabalhamos a essência da comunicação de cada um consigo mesmo e com os outros utilizando técnicas e conceitos como Análise Transacional, Ensino Correto, a essência da comunicação e principalmente a busca do significado. A liderança e o conceito de que líder é aquele que é aceito e querido e exerce a sua função com diálogo, consciência e atuando como coacher, foi muito vivenciada.

Trabalhamos, também, os aspectos dos valores e da responsabilidade ética, social, comunitária e ecológica.

Foto do Curso: Comunicação e Liderança Eficaz, realizado de 9 a 12 de março de 2010.

O resultado nas avaliações dos participantes foi de 100% de Ótimo e Bom para os indicadores de medição como ampliar e reformular conceitos e pontos de vista, aplicabilidade no dia-a-dia, ferramentas para melhorar desempenho pessoal e profissional e benefícios para as empresas dos participantes.

Creio que também fiz amigos, pois a avaliação de meu desempenho como catalisador, conhecimento do assunto e habilidade de incentivar para mudanças, foram de 100% entre Ótimo e Bom.

As fotos em si relatam a alegria de todos ao se dedicarem a algo valioso e gratificante.

O profissionalismo e a alegria vivida pelo time do Santos de hoje é gostoso de assistir.

Foto: Jogadores do Santos celebram gol na Vila Belmiro

E saibam que sou são-paulino.

A administração participativa e a gestão compartilhada além de resultados surpreendentes criam um clima de solidariedade, alegria e crescimento interior de todos.

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

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