Você está em: Home > Artigos > Ética no mundo digital

Imprimir página - Versão para Impresão

Artigos

Ética no mundo digital

Florianópolis, 05 de janeiro de 2010.

Falar do ar, por analogia, é falar da ética.

O ar é um alimento à vida, condição sine qua non à sobrevivência humana.

Sobreviver é seguir o ciclo da vida que se inicia com o sopro primeiro do pulmão e se encerra com a impossibilidade de se continuar a respirar.

A vida tem qualidade e plenitude quando se inspira o ar que se respira com amor, com ritmo e consciência, quando se dá assim valor ao viver e ao processo de evolução de cada ser humano.

A arte de respirar é fundamental na transformação qualitativa do corpo físico, a arte de viver com ética é fundamental na essência da transformação do nosso lado anímico.

Viver em comunidade e com solidariedade e compreensão ao outro é o respirar anímico que alimenta nossa essência de viver em sociedade e de nossa individualidade.

Foto: Busto de AristótelesA ética é uma relação de respeito, de consciência e de plenitude primeiro a si mesmo, a ética é o ar que respiramos para se conseguir ter uma boa qualidade de vida.

Este estado expansivo de consciência nos dá base para nossa relação com o outro em um ambiente de harmonia, justiça e equilíbrio.

A ética é a expansão da consciência, quando falamos algo nos manifestamos, nos expomos pelo conteúdo e forma individual que cada um temos.

O modo de ser, o caráter das atividades é o significado da palavra grega “ethos”.

Os nossos hábitos, atitudes, comportamentos revelam nossa ética.

A ética é, portanto, pessoal e individual, mas baliza as relações entre as pessoas, e cria as bases ou regras de relacionamento de uma sociedade. A ética é, portanto, social e coletiva.

A ética é mutável e evolutiva e recebe uma forte influencia dos cenários locais e circunstanciais, dos valores vivenciados, da índole, da tolerância e influencias culturais, religiosas, familiares e etc.

A ética no mundo globalizado e digital será transformada pela expansão da consciência das pessoas, das comunidades, dos paises.

Há uma tendência em se vir a ter regras claras para a convivência e compreensão mundial e paz entre os povos.

Foto: WoodstockComo ética é vida em transformação e há uma nova geração que nasce com a internet em um mundo digital, com certeza teremos uma revolução de comportamentos.

A geração “paz e amor” contribuiu para o fim de guerras, de intolerâncias e mais aceitação.

Criou base para o direito de minorias e quebra do racismo e apartheid.

Para onde levará a humanidade esta geração “Y” que elegeu Obama e quer respeito ao meio ambiente, responsabilidade social, fim do autoritarismo e consolidação das liberdades de expressão, manifestação e escolha de vida?

Foto: Formandos 2009 - Colégio Catarinense, turma 3°D

Fica aqui uma questão para que nós possamos refletir.

As regras políticas que atuam no mundo e no Brasil atendem esta demanda?

Este cenário atual atrai os jovens para estas ações de mudanças que estão ocorrendo?

Estamos nós profissionais em nossas atividades, atitudes, comportamentos e ações vivendo com coerência, harmonia e justiça dentro de uma nova e jovem interpretação da arte de viver?

Nós profissionais, empresários, trabalhadores sobreviveremos ao novo mundo que se inicia nesta nova era digital e de expansão da consciência?

O que acontecerá com a poluição, a corrupção, a fome, a miséria, a censura e as injustiças ainda neste século?

Foto: Bebe - Geração Y

 

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

Copyright© 1973-2011 mcaconsult.com.br - Todos os direitos reservados.

MCA Consult - Telefones: São Paulo: +55 (11) 3881-4659 / Santa Catarina: +55 (048) 3207-8950, +55 (48) 9621-7564

Topo