Você está em: Home > Artigos >

Imprimir página - Versão para Impresão

Artigos

Você vai sobreviver profissionalmente?

Florianópolis, 08 de março de 2010.

Ilustração: AmpulhetaTudo no mundo se transforma, vivemos as mudanças permanentes e o processo de evolução constante.

Os que não percebem isto já estão escrevendo o texto da lápide de uma vida que já se foi.

Manter a essência do processo de um atendimento adequadoe eficaz em qualquer profissão é necessário, mas cada atendimento é uma nova situação. Assim naturalmente nos renovamos e estamos à disposição do outro e compreendemos a sua essência de ser único.

Quando temos o hábito e a capacitação do bem atender internado em nós, conseguimos mais facilmente perceber as mudanças, com mais empatia e percepção.

Mas, a velocidade de transformação da tecnologia, dos novos meios de comunicação e dos recursos tecnológicos põe em risco a eficácia, também, dos bons profissionais.

Ilustração: Twitter.Em menos de quatro anos de existência já se passou mais de 10 bilhões de mensagens pelo twitter. São criados hoje 50 milhões de tweets por dia.

Você sabe o que é twitter e sua importância na comunicação e interatividade das pessoas?

Você tem idéia do que as redes de relacionamento estão fazendo na comunicações entre as pessoas e quais as conseqüências na vida de todos nós?

Como está sua comunicação por e-mail?
Quero apenas compartilhar uma experiência profissional.

Há 8 anos fui contratado pela UOL para realizar palestras em road shows pelo Brasil. Na qual eu fazia uma palestra motivacional sobre comunicação e atendimento eficaz (As 7 Fases da Venda).

Logo: UOLVocê sabe qual foi o publico alvo?
Contadores e revendas de produtos de informática.

A equipe da UOL em seguida explicava que havia um novo meio para se comunicar e passar documentos, o e-mail, e assim todos os contadores e revendedores de informática poderiam apresentar aos seus clientes a UOL e criar um novo canal de comunicação entre eles.

E-Mail? O que é isto?

Ter um provedor? Por quê?

Não vou esticar o assunto, pois quem não tem e-mail hoje, no mínimo , como pessoa ou profissional,está levando uma vida reclusa ao seu mundinho.

Há algumas áreas onde a presença pessoal é importante como a dos profissionais liberais (médicos, engenheiros, advogados) e outras áreas ligadas a vendas, como o corretor de imóveis, seguros etc.

Foto: Médico segurando um bebê.Estes excelentes profissionais correm o risco de sem uma comunicação que utilizem os recursos da tecnologia moderna comprometam a expansão e divulgação de suas atividades.

O risco é que todo espaço vazio será ocupado.

Entretanto, quero deixar um alerta bem claro.

Há os profissionais que dominam a forma de utilizar os meios de comunicação de forma excelente, mas não tem a essência profissional que só conhecimento, experiência e vocação trazem. Há os que não tem ética e são carreirista que utilizam em todos os campos a propaganda enganosa. A modernidade em si não é garantia de um bom serviço profissional.

Assim como o crime organizado se profissionalizou precisamos estar atentos

O caminho de desenvolvimento da humanidade é assim passo a passo e com riscos.

O recado que quero dar aos meus amigos é que se modernizar nos processos de comunicação por rede, adotar os novos meios que a tecnologia oferece não é modismo, é uma necessidade de sobrevivência.

Você vai sobreviver profissionalmente?

Geraldo Leal de Moraes

Consultor de Estratégia Empresarial e Educação Corporativo

Copyright© 1973-2011 mcaconsult.com.br - Todos os direitos reservados.

MCA Consult - Telefones: São Paulo: +55 (11) 3881-4659 / Santa Catarina: +55 (048) 3207-8950, +55 (48) 9621-7564

Topo