Você está em: Home > Palestras > Onde está o Futuro?

Imprimir página - Versão para Impresão

Paletras

Onde está o Futuro?

O futuro é agora, e adaptar-se hoje às transformações rápidas do mundo é preparar-se para o incrível e desafiante terceiro milênio.

Quando os valores na sociedade, na comunidade, na empresa e na própria família são substituídos a uma velocidade espantosa, e os conceitos de ética e de moral são mutáveis, pelas circunstâncias do processo de novas realidades fica a pergunta: o que fazer?

Neste momento, todos chegamos a uma verdade óbvia, mas sempre temida: a resposta só pode ser dada para cada um de nós, por nós mesmos.

Trata-se de uma descoberta importante, uma expansão da consciência, saber que todo o desenvolvimento é individual, feito intramuros, nos nossos sonhos, conhecimentos, experiências e expectativas. O processo é pessoal.

Percebemos que aquela intuição, vinda do fundo de nossa alma e que sempre nos deu as dicas para a felicidade, a paz, o amor e os recursos indispensáveis para o progresso e o sucesso de cada um de nós, que estão dentro de cada um, geralmente, é deixada de lado.

Na maioria das vezes, procuramos a felicidade, a paz, o amor e os recursos para o progresso e para o sucesso fora de nós. Imitamos, copiamos, nos robotizamos, perdemos a originalidade e espontaneidade, seguindo a moda, as novidades ou, simplesmente, repetindo o que todo mundo faz.

Vem, neste instante, à minha lembrança a frase de meu pai: "O inimigo do homem é o próprio homem, e você é o seu maior inimigo", assim como "o maior inimigo da empresa é a própria empresa".

Os limites são impostos por nós mesmos, porque somos fruto de nossas expectativas, que às vezes nos empurram para o desenvolvimento e, na maioria das vezes, nos amarram ao passado.

É bom lembrarmo-nos da frase de Antônio Maria, às vezes atribuída a Garcia Lorca, "Caminante no hay camino, lo camino se hace al andar" (Caminhante, não há caminho, o caminho se faz no andar).

Realmente, o único caminho conhecido é o que nos trouxe aqui, o amanhã é uma trilha desconhecida, que precisa ser descoberta.

É bom saber que o amanhã é um mistério a ser desvendado: é este o processo de evolução do homem.

Qual a resposta à eterna pergunta : De onde vim, aonde estou, para onde vou?

A passagem bíblica diz que a plantação é facultativa, mas a colheita obrigatória.

O futuro se faz hoje, através da visão de mundo que temos, da definição de objetivos claros e simples que consigamos formular e da execução de compromissos, com aquilo que precisa ser feito hoje.

Devemos atuar com amor, qualidade e racionalidade.

A emoção e os instintos dão parte integrante deste processo, mas devem ser comandados pela razão, bom senso e equilíbrio.

Afinal de contas lembremo-nos do dito popular: "Quem semeia vento, colhe tempestade".

Ao se falar do profissional que todos queremos ser, há uma recomendação fantástica no livro recém-lançado Criando o Próprio Futuro, do consultor e headhunter Simon Franco: "Esquecer o passado, administrar eficazmente o presente, inventar o futuro".

E se cada um de nós inventar um futuro de sucessos, de alegria, de paz e amor seremos todos agentes de mudanças para um mundo realmente melhor.

Copyright© 1973-2011 mcaconsult.com.br - Todos os direitos reservados.

MCA Consult - Telefones: São Paulo: +55 (11) 3881-4659 / Santa Catarina: +55 (048) 3207-8950, +55 (48) 9621-7564

Topo